8 Erros que tem levado centenas de empresas a falência todos os anos: Você comete algum deles?

Veja se sua empresa ou empreendimento está sendo afetado por esses erros e saiba como resolvê-los!

No Brasil são mais de 17 milhões de empresas ativas, cada uma em seu segmento oferecendo seus produtos e serviços de “qualidade e bom preço”. Mas surgem perguntas que não querem calar, se o produto é de qualidade e tem um bom preço, então, porque ele não tem vendido por si só? Porque os seus prospectos(clientes) não tem aparecido em sua porta procurando pelo seu produto ou serviço?
Bem, existe uma frase do Presidente da Microsoft Bill Gates, que é uma grande realidade: ”Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.” E nessa frase, começamos com o 1º erro de diversas empresas:

1º erro –  Não migraram para internet da maneira correta:

Alguns empresários pensam que migrar na internet, é ter um site(quando tem), colocar umas fotos no facebook do produto ou serviço e esperar chegar os pedidos de orçamento. Pode parecer brincadeira, mas me arrisco dizer que muitas empresas migraram desse jeito e ainda estão assim na internet. A forma correta de migrar para internet, é antes, criar estratégias de como se tornar uma autoridade em seu segmento; no decorrer do artigo, explico melhor o que é ter autoridade.
Depois de criada as estratégias, aí sim você deve pensar em qual ferramenta digital é a melhor para se posicionar como autoridade, lembre-se: Não é porque você tem 1 milhão de amigos no facebook que significa que todos irão comprar de você ou irão compartilhar sua empresa, não caia nessa, você deve ter compartilhamento de pessoas que realmente estejam interessadas em seu produto; as pessoas tendem a seguir autoridades(especialistas) em seus segmentos.

 

2º erro – Não possuem Autoridade:

A autoridade que me refiro, não é voltada a dar ordens; ter autoridade é simplesmente ser um especialista em seu segmento, simples assim. Vamos exemplificar para que fique mais claro:
“Digamos que uma pessoa esteja com um problema de saúde na qual nenhum médico consegue diagnosticá-la, qual seria o próximo passo? Encaminha-la a um médico especialista, que naturalmente tem um conhecimento a mais do que a maioria dos médicos. ”
Por causa da sua “especialidade” em seu segmento, naturalmente, as pessoas o indicam a seguirem e confiarem em seu diagnóstico. Com sua empresa, o mesmo deve acontecer, você deve se tornar um especialista em seu negócio; mostre as pessoas que você não é simplesmente um vendedor que está querendo a todo custo vender um determinado produto; mostre os benefícios que elas terão em adquirir seus produtos/serviços, torne-se um especialista em seu segmento, que naturalmente as pessoas irão olhá-lo como uma autoridade.

 

3º erro – Não possuem estratégias para internet:

Uma das maiores frustrações das empresas no mundo digital é não terem criado uma estratégia mensal na internet. Elas simplesmente pensam que ficar postando imagens e vídeos, ambas com preços dos seus produtos/serviços é o suficiente para aumentarem suas vendas…isso é um grande erro!
Para você criar uma boa estratégia na internet, primeiro você precisa saber a diferença entre: Marketing e Publicidade. Muitos pensam que ambos são a mesma coisa, nem sinônimos eles são. Entenda rapidamente o que eles são:
MARKETING é a estratégia geral, que abrange todo o processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa…é o cérebro de tudo! PUBLICIDADE é o ato de publicar a estratégia criada, simples assim; percebe a diferença? Então a dica é: antes de publicar qualquer coisa na internet, tenha um objetivo…tenha um foco…crie uma estratégia…tenha um processo mensal de ações na internet; dessa forma você colherá bons frutos para sua empresa.

 

4º erro – Não utilizam o Google a seu favor:

Perguntinha rápida: Se eu for no Google agora e digitar o nome do seu produto/serviço, vou encontrar sua empresa? Se sua resposta é NÃO, você está perdendo uma grande oportunidade de alavancar suas vendas.
Digamos que sua empresa seja do segmento de manutenção e limpeza de Ar Condicionado, e estou precisando muito desse serviço para minha casa, mas, não conheço sua empresa e ninguém me indicou seus serviços…a primeira coisa a fazer é ir no Google e digitar a seguinte frase: “limpeza e manutenção de ar condicionado”; automaticamente, o Google me apresenta o resultado da minha busca indicando empresas que realizam esse serviço veja abaixo nessa primeira imagem:

 

 

Conseguiram perceber um detalhe importantíssimo nessa imagem? Se não conseguirem, veja novamente:

Entende agora o porquê sua empresa está perdendo uma grande oportunidade de aumentar seu faturamento? São aproximadamente 472 mil pessoas digitando a palavra-chave limpeza e manutenção de ar condicionado… e esse é o grande segredo, a base de buscas do Google é baseada na necessidade das pessoas, percebe a importância de utilizar o Google a seu favor?
Dica: Utilize palavras-chaves que seus prospectos(clientes) possam digitar no Google e trabalhe essas palavras-chaves em seu site. Crie um Blog e faça conteúdos relevantes para seu público-alvo utilizando essas palavras-chaves.

 

5º erro – Não conhecem seu público-alvo:

Um erro muito comum dos empresários é não terem a mínima noção para qual tipo de público ele deve apresentar a oferta do seu produto! Sempre irá existir um público que só está esperando você aparecer para comprar seu produto/serviço! Mas aí surgem algumas questões: Onde está esse público? Como posso atraí-lo? Qual o desejo dele? Qual a sua necessidade? Enfim…talvez você tenha bem mais perguntas, mas a resposta é bem simples: Conheça a necessidade e o desejo do seu público antes de oferecer seu produto. E como você pode fazer isso? Crie um canal de comunicação direta com seu público, utilize sua rede social para ENGAJAR seu público.
Um cliente do ramo de e-commerce(Loja Virtual) do estado de São Paulo, nos procurou, e uma de suas dificuldades era justamente conhecer seu público-alvo e atraí-los para sua loja virtual, a empresa é do segmento de Venda de acessórios e jogos de Videogames, a estratégia mais viável naquele momento, foi montar um pequeno formulário pedindo a opinião dos clientes para melhorar o atendimento e o serviço da empresa. Uma das questões nesse formulário era: “O que faria você desistir de uma compra em uma loja virtual?”, os resultados foram:

2% disseram: Medo de comprar e não receber o produto.
16% disseram: Falta de opções de pagamento.
28% disseram: Falta de confiança na Empresa.
08% disseram: Mal atendimento.
16% disseram: Falta de avaliação dos compradores.

Ao entregar esse relatório a essa empresa, o mesmo realizou os ajustes e manteve o foco em resolver essas questões do seu público-alvo, o resultado foi um crescimento de 80% na procura dessa loja aumentando consideravelmente as chances de vendas.
DICA: Utilize as Mídias Sociais para dialogar e engajar seu público-alvo, com isso você vai resolver diversas objeções do seu público-alvo aumentando assim as chances de vendas.

 

6º erro – Não possuem presença online:

Se você pensa que presença online é só ter uma página no facebook e ficar compartilhando seu produto na internet você está redondamente enganado! A presença online possui 4 pilares: Buscas, Mídias Sociais, E-mails e Conteúdo.
Chamo de 4 pilares por ser a base de uma presença online eficiente, e essa base, é a rotina diária de todo internauta, entenda cada pilar:

→ BUSCAS:
Como eu disse acima, todo internauta segue uma rotina diária, e uma delas é busca no Google. E um dos erros das empresas como foi dito no 4º erro, é não usarem o Google a seu favor!
→ MÍDIAS SOCIAIS:
Aqui é importante atentar a um detalhe; estar nas mídias sociais e ficar exaustivamente oferecendo seu produto, não é a melhor estratégia como foi dito acima, mas entender que mídias sociais lhe dão maiores resultados se você as usar para criar engajamento com seu público-alvo ao invés de ficar oferecendo produto. A maioria das pessoas vão para as mídias sociais em busca de entretenimento, notícias, novidades, publicações, enfim… eles dificilmente querem ver empresas vendendo o tempo todo.

→ E-MAILS:
Existem aproximadamente 4,3 Bilhões de E-mails no mundo e a tendência é aumentar a cada ano!
Acessar e-mails nos dias atuais, é um forte hábito do internauta, ele pode fazer inúmeras coisas na internet e passar o tempo que for, mas, em algum momento, mesmo que no finalzinho do dia, ele vai lá e confere se tem algo de novo e interessante em seu e-mail; Por isso dá importância de sua empresa utilizar o E-mail Marketing.
No que diz a respeito às vendas, o E-mail Marketing é uma ferramenta fantástica se for usada corretamente, mas talvez você pense: “Ué? E tem como usar de forma errada o e-mail marketing? Não é só colocar a foto do meu produto com preço e enviar? ” Se por acaso, você esteja fazendo isso, provavelmente você não está tendo resultados satisfatórios em suas campanhas, e ainda está correndo o risco de ser bloqueado pelos servidores de e-mails como SPAM.

DICA: aqui eu te ensino os 8 Passos Práticos do E-mail Marketing para que você utilize essa ferramenta de maneira correta e veja os grandes resultados que você pode obter através dela.

→ CONTEÚDO:
É comum as pessoas procurarem conteúdos relevantes sobre os produtos que desejam obter; e estar presente na internet oferecendo conteúdos e informações importantes sobre seu produto, é tão importante quanto precificá-los! Como foi dito acima, se você está sempre oferecendo conteúdo ao seu público-alvo; automaticamente você será visto como uma Autoridade em seu segmento, e se tornando um especialista, a procura sobre seu produto será mais valorizada e será compartilhada com mais facilidade!

DICA: Crie conteúdos relevantes semanalmente sobre seu produto/serviço e engaje com seu público-alvo abrindo um canal de comunicação com eles.

 

7º erro – Usam as mídias sociais de forma errada:

Um dos erros já foi dito no tópico acima, que é transformar a mídia social em uma espécie de loja virtual! O Facebook é a mídia social mais acessada do mundo, então, a usarei como exemplo.
É incrivelmente comum ver empresas usarem um perfil pessoal ao invés de criarem uma Fanpage para sua empresa! Além de ser uma ideia amadora, isso pode lhe trazer complicações para sua conta pessoal, uma vez que um perfil pessoal DEVE ser feito para pessoas e não para empresas.

DICA: Crie uma Fanpage para sua empresa com a categoria certa de seu segmento e trabalhe bem o design de sua página. Aqui tem umas dicas excelentes para que sua Fanpage fique mais atrativa!

 

8º erro – Não investem em Marketing Digital:

No terceiro erro desse artigo, eu falo da diferença de Marketing e Publicidade. E existe uma frase que diz: “O Marketing é o pai da publicidade!”; e o grande motivo de muitas empresas não investirem em Marketing Digital, não é porque não tem dinheiro, é o fato de NÃO entenderem NADA sobre o assunto e por isso ficam paralisadas pelo medo e não conseguem avançar em seus negócios!
Iniciei esse artigo com a frase de Bill Gates e volto a dizer: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.” Na verdade, esse ano JÁ CHEGOU, Bill Gates quis dizer que, se as empresas que não investirem em Marketing Digital, vão estar fora dos negócios, vão estar sozinhas e abandonadas!
E se realmente você não investe em Marketing Digital por falta de verba, a solução é simples, crie uma espécie de caixa 2…faça economias… se esforce para não fazer parte das empresas que irão ficar fora dos negócios; o investimento em Marketing Digital é tão importante quanto o Capital inicial investido em sua empresa!

DICA: Se por um acaso você tenha dúvidas sobre Marketing Digital, medo ou simplesmente quer saber mais sobre o assunto, vamos bater um papo… entre em contato comigo ou deixe sua dúvida aqui em baixo. Te vejo no próximo nível!

Compartilhe esse post

0 Comente

Deixe um comentário